Meu Estágio
Supervisionado.

whatsapp
(64) 99666-6256

Direito Penal

Seção 5

Sua Causa

No dia 11 de outubro de 2023, por volta das 22h, o senhor Paulo Roberto de Almeida, 34 anos, foi abordado por policiais militares durante patrulhamento de rotina na região do bairro de Lagoinha, na cidade de Belo Horizonte/MG. Os policiais alegaram atitude suspeita por parte de Paulo, que teria mudado bruscamente de direção ao notar a viatura.

Durante a abordagem, foi realizada busca pessoal. Os policiais encontraram, no bolso interno da jaqueta de Paulo, 4 embrulhos de maconha, totalizando 35 g da substância, além de R$ 480,00 em notas trocadas. Também havia um celular, cujo conteúdo foi acessado sem autorização judicial. De acordo com o boletim de ocorrência, as mensagens encontradas no celular indicavam possível venda de entorpecentes.

Paulo foi preso em flagrante e, posteriormente, denunciado pela prática do crime previsto no art. 33, caput, da Lei nº 11.343/06 (tráfico de drogas). Em juízo, a defesa técnica apenas consignou o fato de que Paulo é primário, de bons antecedentes, não se dedica a atividades criminosas e não integra  organização criminosa. Solicitou ainda exame toxicológico, que foi realizado com laudo de dependência emitido.

Durante a instrução, foram ouvidos os dois policiais militares, que confirmaram a versão do boletim de ocorrência. A defesa arrolou a mãe de Paulo, que afirmou que o filho é auxiliar de serviços gerais e que não tem envolvimento com o tráfico. Apresentou ainda documento comprobatório de vínculo empregatício de Paulo em empresa de limpeza pública. Paulo optou por permanecer em silêncio em juízo.

O juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte, acolhendo  integralmente a tese do Ministério Público, condenou o réu como incurso no  art. 33, caput, da Lei nº 11.343/06, à pena de 5 anos e 10 meses de reclusão, em regime fechado, negando a aplicação do art. 33, §4º (tráfico  privilegiado), sob o fundamento de que a quantidade da droga e o dinheiro indicam dedicação ao tráfico, ainda que o réu seja tecnicamente primário.

A sentença foi publicada em 25 de fevereiro de 2025. A defesa foi intimada no mesmo dia.

Vamos peticionar

Considerando apenas as informações narradas, redija a peça processual cabível para a defesa técnica de Paulo Roberto de Almeida, indicando todos os fundamentos de fato e de direito necessários.

Faça seu pedido
pelo WhatsApp

Avaliações de Clientes

Mais Peças

Você também pode estar
interessado
nestas peças

Seção 1

Direito Penal

Seção 2

Direito Penal

Seção 3

Direito Penal

Seção 4

Direito Penal

Seção 6

Direito Penal

Mais Peças

Você também pode estar
interessado
nestas peças

Seção 1

Direito Penal

Seção 2

Direito Penal

Seção 3

Direito Penal

Seção 4

Direito Penal

Seção 6

Direito Penal